A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) prevê realizar, no decurso deste ano, 43 perfurações de poços, acima dos 37 poços perfurados no quadro da prospecção petrolífera em 2023, anunciou a instituição nesta segunda-feira, 05, em Luanda.
Em declarações à imprensa no âmbito dos 5 anos de actividade da ANPG, o seu PCA, Paulino Jerónimo, referiu que, nos últimos cinco anos, dois dos quais marcados pela pandemia da Covid-19, foi atenuado o declínio acentuado da produção, retomadas as licitações para novas concessões, criadas condições para a manutenção dos investidores e entrada de outros novos.
Já a directora de produção da ANPG, Ana Rosa Miala, disse que a meta continua a ser uma produção acima dos 1,2 milhões de barris por dia, com o trabalho de exploração, licitações e novas descobertas na bacia do Namibe, na bacia do Kwanza e de Benguela, além da bacia do Congo.
A concessionária informou que, entre 2022 e 2023, os investimentos no sector petrolífero angolano aumentaram 96%, com investimentos de quase 50 mil milhões de dólares registados nos últimos cinco anos.