1
2
  • EURUSD

    ---/--- 
  • GBPUSD

    ---/--- 
  • USDCAD

    ---/--- 
  • USDCHF

    ---/--- 
  • USDJPY

    ---/--- 
  • #C-BRENT

    ---/--- 
  • #C-COFFEE

    ---/--- 
  • XAGUSD

    ---/--- 
  • XAUUSD

    ---/--- 
  • &BRENT/EUR

    ---/--- 
IFC Markets Live Quotes
Powered by
PATROCINADO

Access Bank Plc reforça presença em Angola

Redacção
18/7/2023
1
2
Foto:
DR

Após ter adquirido 60% do FINIBANCO, o banco nigeriano comunicou recentemente a participação do Standard Chartered em Angola.

O Access Bank Plc (Access) celebrou recentemente um acordo para a aquisição da participação do Standard Chartered nas suas subsidiárias em Angola, Camarões, Gâmbia e Serra Leoa, bem como do negócio de Consumer, Private & Business Banking na Tanzânia.

De acordo com uma nota divulgada, com esta assinatura o Standard Chartered concluiu o processo de desinvestimento dos mercados anunciados em Abril de 2022, excepto a Costa do Marfim, onde continua activamente envolvido em discussões com potenciais compradores para a venda do seu negócio de CPBB no país.

O acordo com o Access para a venda do negócio do banco na África Subsariana está em linha com a estratégia global do Standard Chartered, que visa alcançar eficiências operacionais, reduzir a complexidade e aumentar a escala.

O Access Bank fornecerá uma gama completa de serviços bancários e de continuidade para as partes interessadas, incluindo funcionários e clientes nas actividades do Standard Chartered. O Access e o Standard Chartered Bank trabalharão em estreita colaboração nos próximos meses para garantir uma transição perfeita, prevendo-se que a transacção esteja concluída em um ano.

O Diretor Executivo Regional, África e Médio Oriente (AME) do Standard Chartered, Sunil Kaushal, afirmou que o acordo vai permitir redireccionar recursos na região AME para outras áreas com um potencial de crescimento, permitindo apoiar os clientes.

“Esperamos a trabalhar em estreita colaboração com a equipa do Access Bank nos próximos meses para concluir com êxito esta transacção, salvaguardando os interesses dos clientes e dando prioridade aos trabalhadores", disse.

Por sua vez, o Director-Geral do Grupo Access Bank Plc, Roosevelt Ogbonna, mostrou-se satisfeito por terem sido seleccionados como parceiro preferencial do Standard Chartered Bank através desta transacção, em que este sai de quatro mercados africanos e se concentra num só.

“Como um banco regional e internacional distinto, com um património rico que abrange mais de 150 anos, o Standard Chartered Bank construiu uma presença sólida nestes mercados durante mais de 100 anos”, continuou.

Para o Access, disse, esta transacção representa um passo fundamental na sua jornada para construir uma franquia global forte, focada em servir de porta de entrada para pagamentos, investimento e comércio em África e entre África e o resto do mundo.

“O nosso plano de crescimento a 5 anos ver-nos-á construir um portal de pagamentos de classe mundial, alavancando o poder da tecnologia e uma rede robusta de relações nos nossos países operacionais”.

“Com a recente expansão europeia e a presença reforçada nos principais corredores comerciais em África, colmataremos o fosso entre as transferências nacionais e transfronteiriças em todos os segmentos de negócio. Mais importante ainda, estamos empenhados em ter um impacto positivo nas nossas comunidades de acolhimento", acrescentou.