Uma adenda feita ao contrato de reabilitação e apetrechamento dos Cines Alfa 1 e 2, localizados em Luanda, eleva para 4 mil milhões de Kwanzas o valor da empreitada, tratando-se de um aumento de 60% em relação à quantia inicial, de acordo com cálculos da E&M.
No Despacho Presidencial n.º 245/24, de 24 de Outubro, João Lourenço dá ‘luz verde’ a uma verba adicional de 1,5 mil milhões de Kz para as obras de conversão dos estabelecimentos em Museu do Cinema e das Imagens em Movimento.
Nesta adenda ao Despacho Presidencial n.º 51/23, de 20 de Março, em que é autorizado o valor global de 2,5 mil milhões de Kwanzas para o contrato por ajuste directo, o Presidente da República justifica o reforço com a alteração dos preços dos materiais de construção no mercado angolano, resultante da depreciação do valor da moeda nacional.
“Urge a necessidade de revisar os preços, mediante a assinatura de uma Adenda ao Contrato Inicial”, escreve no documento o Titular do Poder Executivo, delegando competência, com a faculdade de subdelegar, ao ministro da Cultura para prática dos actos decisórios relacionados com o referido contrato.
Iniciadas em Julho deste ano, as obras de reabilitação e apetrechamento dos Cines Alfa 1 e 2, na capital do País, a cargo da empresa Obra In Construção Civil, devem ser concluídas no próximo ano.