IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Angola confirma caso positivo de cólera. Há dezenas de amostras por analisar

Victória Maviluka
8/1/2025
1
2
Foto:
DR

Durante as últimas 24 horas, as autoridades de Saúde identificaram 10 doentes com sintomas semelhantes à cólera, apresentando quadro clínico grave.

Está confirmado o primeiro caso de cólera no País. O registo positivo deriva das análises laboratoriais efectuadas aos primeiros 25 casos suspeitos da doença em Luanda, anunciados nesta terça-feira, 07, pelas autoridades sanitárias angolanas.

De acordo com dados divulgados esta quarta-feira, 08, pelo Ministério da Saúde, o caso positivo foi registado num paciente residente no bairro Paraíso, em Cacuaco, zona que está a ser considerada o epicentro do ‘surto’.

O MINSA informa que, só nas últimas 24 horas, foram registados mais de 30 casos suspeitos em vários bairros da capital do País, que se juntam aos 25 casos inicialmente anunciados. 

Durante as últimas 24 horas, as autoridades de Saúde identificaram 10 doentes com sintomas semelhantes à cólera (vómitos e diarreia), apresentando quadro clínico grave – três  adultos e sete crianças.

Em nota, o Ministério da Saúde recorda que a cólera é uma doença perigosa e muito contagiosa, que se espalha com muita rapidez, pelo que apela à população que adopte medidas como lavagem frequente das das mãos com água e sabão, manter a higiene pessoal, tratar a água de beber, não defecar ao ar livre e combater vectores como moscas e baratas.

Angola não registava casos de cólera desde o surto de 2016 e 2017. Entretanto, as autoridades angolanas accionaram, no ano passado, um plano de contingência contra a doença, em virtude de surtos que assolam alguns países da África Austral.