Os Palancas Negras carimbaram hoje, terça-feira, 15 de Outubro, passagem histórica para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2025, que se vai realizar em Marrocos, ao baterem a selecção do Níger por 1-0.
Zini Salvador, aos 43 segundos, recebeu um passe vertical de Bastos Quissanga e fez o único golo da partida, afastando de si o ‘fantasma’ dos falhanços.
Fruto de quatro vitórias em quatro partidas, os Palancas Negras seguem na primeira posição do Grupo F com saldo positivo de 5 golos e 12 pontos, mais 10 pontos que os 2 conseguidos pela temida selecção do Gana, que precisa de um ‘milagre’ para voltar a sonhar com a fase final do CAN 2025.
Apesar da inédita classificação, Pedro Gonçalves e comandados ainda têm duas jornadas pela frente, contra o Gana, no estádio 11 de Novembro, e o Sudão do Sul, fora de portas. Talvez seja oportunidade para Pedro Gonçalves rodar o plantel.
Por razões conhecidas, hoje o técnico da Selecção Nacional alinhou sem Gelson Dala, Mabululu e David Carmo, três jogadores habituais no onze inicial.
Angola é a primeira selecção dos PALOP a garantir um lugar na fase final do CAN 2025. Cabo Verde, que voltou a perder com o Botswana, agora fora de casa, também por 1-0, tal como aconteceu na semana passada na Cidade da Praia, precisa de um milagre para passar de fase.
Os Tubarões Azuis somam três pontos, os mesmos da Mauritânia e, nos jogos que faltam, recebem o Egipto, líder do Grupo C com 12 pontos. Os Faraós também já estão apurados, estando o Botswana bem lançado para este objectivo, com os seis pontos que somou diante de Cabo Verde.
República Democrática do Congo, Argélia, Camarões e Burkina Faso também já estão apurados para a fase final da prova.