Angola e União Europeia vão assinalar, nesta terça-feira, 21, o início da implementação do Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável (SIFA), com a realização, em Luanda, da primeira reunião do Comité de Facilitação de Investimento.
Este comité, instituído pelo SIFA, é copresidido pelo Ministério do Planeamento e Ministério da Indústria e Comércio de Angola, juntamente com um membro da Comissão Europeia responsável pelo Comércio ou seus representantes, refere uma nota enviada à redacção da E&M.
Nesta reunião, acrescenta o documento, deverão ser abordadas as expectativas das partes em relação ao SIFA, assim como serão indicados os membros do Secretariado Executivo, além de estar prevista a aprovação do plano de acção do Comité de Facilitação de Investimento.
Em vigor desde Setembro do ano passado, o Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável tem como foco a facilitação de investimentos, com o objectivo de estimular investimentos estrangeiros necessários para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O SIFA visa, assim, criar um ambiente de negócios “mais transparente, eficiente e previsível para os investidores em Angola, promovendo investimentos sustentáveis por empresas da UE no País”, realça o comunicado.