O Ministério da Saúde (MINSA) procedeu, nesta segunda-feira, 3, em Luanda, ao início da campanha de vacinação contra a cólera, surto que afecta actualmente quase metade das províncias do País.
O bairro Paraíso, em Cacuaco, epicentro da doença, foi o local escolhido para a abertura do amplo programa de vacinação, numa cerimónia que contou a com a presença da titular do MINSA, Sílvia Lutucuta, do governador de Luanda, Luís Nunes, e da coordenadora Residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani.
O acto, de acordo com as autoridades sanitárias angolanas, está inserido no plano de resposta ao surto, e abrange acções multidimensionais de prevenção, tratamento imediato e vacinação.
Com mais de 1.700 casos confirmados e mais de 60 óbitos, a cólera afecta províncias como Luanda, Icolo e Bengo, Malanje, Huambo, Huíla, Zaire e Kwanza-Norte.
Como medida de prevenção contra a doença, o Ministério da Saúde pede a colaboração de todos os cidadãos para que qualquer caso de diarreia líquida e vómitos seja conduzido imediatamente para um Centro de Tratamento de Cólera ou uma unidade de saúde mais próxima.
Enquanto isso, observa o MINSA, o potencial paciente deve beber muita água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia e consumir soro caseiro feito da seguinte maneira: 1 litro de água fervida ou tratada e adicione duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal.