O Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM), cuja missão é dar suporte a empregos americanos financiando a exportação de bens e serviços para mercados internacionais, apoiou com cerca de 13,5 mil milhões USD as transações para a região subsariana de África de 2010 a 2023.
Da instituição, presente em 80% da região, Angola recebeu uma fatia de 2,5 mil milhões USD, que representa 19%, em pouco menos de dois anos. Em 2023 o EXIM autorizou um empréstimo direto de até 900 milhões USD para apoiar o financiamento das exportações de dois projetos solares. Recentemente a multinacional norte-americana Sun Africa foi financiada com 1,6 mil milhões USd para desenvolver centrais de energia solar, mini-redes e instalações de armazenamento e tratamento de água no País
“Os projetos fornecerão acesso a recursos de energia limpa, ajudarão Angola a cumprir compromissos climáticos, e apoiarão as exportações de painéis solares, conectores, interruptores, sensores e outros equipamentos dos EUA” afirma o banco em nota.
Um fundo de garantia para compradores africanos
De acordo com dados da instituição, o EXIM está aberto para negócios em 39 dos 49 países da África Subsaariana.
O suporte do EXIM normalmente assume a forma de garantias ou seguros de empréstimos de credores para compradores africanos. Esses produtos podem mitigar os riscos de transacção para o credor, de modo que os compradores africanos possam obter fundos a taxas mais baixas e por prazos mais longos. O mutuário pode ser governos soberanos ou SUB soberanos, entidades do setor público ou compradores do setor privado.
A garantia EXIM ao credor cobre 100 por cento do valor financiado. Ela é incondicional, transferível e também pode cobrir até 50 por cento dos custos locais. Esse suporte está disponível para reembolso de médio prazo (normalmente até cinco anos) e longo prazo (mais de sete anos), dependendo do tipo de exportação e do tamanho da transação.
A agência também tem financiamento de curto prazo. O seguro de crédito à exportação da EXIM reduz o risco de não pagamento do comprador, ao mesmo tempo em que fornece a oportunidade para empresas dos EUA oferecerem termos de crédito de conta aberta para seus clientes africanos.
O EXIM não tem limite de tamanho de transação e pode considerar várias estruturas de transação. Os termos de pagamento estendidos dependem do projeto, mas podem ser de até 12 anos para energia convencional e até 18 anos para projetos de energia renovável e água potável.