O evento que terá lugar em Novembro deste ano em Luanda, está a ser organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleo (MIREMPET) e pela AME Trade, empresa que fornece inteligência estratégica de negócios na região africana, de acordo com uma nota consultada hoje pela Economia & Mercado.
Trata-se da II edição do Angola Mining Conference & Exhibition (AMC), conferência dedicada à indústria mineira nacional que visa, entre outros, atrair parceiros de exploração e promover projectos em toda a cadeia de abastecimento do sector mineiro nacional.
“O País possui um portfólio diversificado de recursos minerais e está idealmente posicionado para beneficiar da produção de minerais críticos. Na próxima meia década, Angola tenciona iniciar a produção de neodímio e praseodímio, que são utilizados no fabrico de baterias para carros elétricos, bem como de cobre e nióbio. Angola possui 36 dos 51 minerais mais críticos do mundo, incluindo crómio, cobalto, grafite, chumbo, lítio e níquel”, refere a organização citada na nota.
O AMC 2023 trará também a estampa temas relacionados com a “nova era no sector mineiro angolano” onde será abordado o actual quadro regulamentar, visão e planos, bem como oportunidades geradas no âmbito dos minerais de transição energética no País, as “mulheres na mineração promovendo inclusão e diversidade” e, igualmente, as “estatísticas e actualizações das principais empresas mineiras em Angola”.

Igualmente, lê-se na nota, o AMC 2023 vai analisar a “adição de valor do sector de mineração e processamento mineral” e as “parcerias e investimentos em infra-estruturas minerais” são outros assuntos reservados para o .
Os participantes do evento cuja I edição contou com a presença do Presidente da República de Angola, a João Manuel Gonçalves Lourenço, além de 600 participantes, 80 oradores e mais de 350 delegados de 25 países, a Angola Mining Conference & Exhibition prevê a realização de uma conferência detalhada, workshops, um programa social completo e um evento comercial co-localizado.
Entre os participantes habituais destacam-se o Standard Bank, BAUER Angola LDA, Aggreko, Movicortes Angola, Lda, Lucapa, Minbos Resources Ltd, Pensana Metals, SODIAM, Fátima Freitas & Associados , Ernst and Young, Catoca Lda, Endiama, UTE IGME, LNEG, Maxam e Vieira de Almeida.
A AMC 2023 é uma plataforma dedicada à indústria mineira de Angola para atrair parceiros de exploração, promover projetos em toda a cadeia de abastecimento mineral e apresentar as novas prioridades de investimento do governo.
A AME Trade é dos principais fornecedores independentes de inteligência estratégica de negócios para a região africana. Os nossos serviços incluem conferências personalizadas exposições comerciais, workshops de treino e funções de networking.