O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, através da iniciativa do Banco de Investimento em Empreendedorismo Juvenil (YEIB), um empréstimo de 100 milhões de dólares para apoiar micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) lideradas por jovens e mulheres na Nigéria.
A iniciativa está estruturada em torno de duas componentes principais, segundo notícia publicada esta terça-feira, 22 de Outubro, pela Further Africa. A primeira envolve o estabelecimento da YEIB Investment Management Company para gerenciar três veículos de propósito especial: um Fundo de Investimento em Ações (QIR), um Fundo de Desenvolvimento de Ecossistemas (FED) e um Mecanismo de Garantia de Crédito (CGF), que fornecerão apoio financeiro, subsídios e mitigação de risco de crédito para empresas lideradas por jovens e mulheres.
A segunda componente concentra-se na prestação de serviços e na redução do risco de jovens empreendedores para ajudar a transformar suas ideias em empresas sustentáveis, abordando o desemprego juvenil e as disparidades de género na Nigéria.
De acordo com a Further, o projecto visa criar mais de 161.000 empregos directos, com uma meta de 40% para mulheres, e 1,4 milhão de empregos indirectos, com 35% deles alocados para mulheres.
Além disso, planea fornecer apoio a mais de 38.000 empresas lideradas por jovens por meio de serviços financeiros e não financeiros, garantindo que 40% dos beneficiários sejam mulheres.
Trata-se do terceiro projecto YEIB aprovado pelo BAD, após iniciativas semelhantes na Libéria e na Etiópia. Conforme notícia da Further, o banco continua a desenvolver YEIBs em toda a África, trabalhando para posicionar jovens empreendedores como uma classe de activos de alto potencial e para mobilizar investimentos dos sectores público e privado para impulsionar o crescimento inclusivo em todo o continente.
Projectado para estimular o crescimento económico e a criação de empregos, o YEIB servirá como âncora para a colaboração entre as partes interessadas financeiras e não financeiras, incluindo o Ministério das Finanças da Nigéria, a Autoridade de Investimento Soberano da Nigéria (NSIA, na sigla em inglês) e o Banco de Desenvolvimento da Nigéria (DBN, na sigla em inglês).