O banco central da Namíbia anunciou esta quarta-feira, 16 de Outubro, uma redução da sua taxa de juro em 25 pontos base, agora fixada em 7,25%, como resposta à queda da inflação e ao ambiente de flexibilização monetária global.
Os dados mais recentes do banco central da Namíbia indicam que a inflação naquele país caiu para 3,4% em Setembro, uma queda acentuada em relação aos 4,4% registados em Agosto.
Segundo comunicado citado pelo Diário Económico (DE), o governador do banco da Namíbia, Johannes Gawaxab, declarou que o Comité de Política Monetária (MPC) observou a dinâmica crescente no ciclo de flexibilização da política monetária internacional, o recuo da inflação interna a médio prazo, juntamente com a recente surpresa negativa na impressão da inflação de Setembro de 2024.
A publicação do DE refere que a redução da taxa de juro tem como objectivo estimular a economia, facilitando o acesso ao crédito e incentivando o consumo e o investimento, medida vista como um esforço para apoiar o crescimento económico, especialmente num contexto em que a inflação apresenta sinais de arrefecimento.
“Com esta decisão, a Namíbia espera fortalecer a confiança dos investidores e consumidores, criando um ambiente mais propício para o desenvolvimento económico sustentável”, concluiu Gawaxab.