3
1
PATROCINADO

Banco Mundial alarga capacidade de empréstimos para 150 mil milhões USD

Sebastião Garricha
22/10/2024
1
2
Foto:
DR

Entre as várias medidas aprovadas está a alteração do rácio de empréstimos face ao capital, que é reduzido de 19% para 18%, libertando 30 mil milhões de dólares e eliminando também algumas das taxas.

O Banco Mundial (BM) aprovou, no âmbito da reforma global dos bancos multilaterais de financiamento com o objectivo de os tornar maiores, um novo pacote de medidas financeiras que podem aumentar sua capacidade de financiamento para 150 mil milhões de dólares nos próximos dez anos e reduzir o custo dos empréstimos, segundo comunicado consultado pela Lusa.

De acordo com o documento, as novas medidas financeiras do BM vão permitir aumentar a capacidade de empréstimos e tornar os do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento mais acessíveis numa altura de enormes necessidades de crescimento.

Explica, além disso, que entre as várias medidas aprovadas que elevam o aumento total da capacidade de financiamento está a alteração do rácio de empréstimos face ao capital, que é reduzido de 19% para 18%, libertando 30 mil milhões de dólares e eliminando também algumas das taxas para que os países possam aceder aos empréstimos mais facilmente.

“Estamos a cobrar menos pelos empréstimos aos países mais pequenos que precisam mais da nossa ajuda”, diz o Banco Mundial, acrescentando que, em conjunto, os referidos passos deverão tornar os empréstimos mais fáceis de obter e mais baratos de pagar.

As iniciativas fazem parte do mais recente pacote de alterações aprovado pelos accionistas da instituição bancária internacional, e juntam-se a outras que já foram aprovadas nos últimos meses, no âmbito da reforma global dos bancos multilaterais de financiamento com o objectivo de os tornar maiores, melhores e mais ousados (‘bigger, better and bolder’, na formulação em inglês), no seguimento das recomendações do grupo de peritos do G20.