IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

BFA volta ser banco mais lucrativo do sistema

Fernando Baxi
28/5/2024
1
2
Foto:
DR

BIC é a instituição bancária de grande dimensão, segundo a classificação ABANC, que menos lucrou no primeiro trimestre de 2024.

O Banco de Fomento Angola (BFA) lucrou pelo menos 47,7 mil milhões de Kwanzas no primeiro trimestre de 2024, ultrapassando o Banco Angolano de Investimentos (BAI) que no mesmo período obteve 34,5 mil milhões Kz, apurou a E&M, nos balancetes das respectivas instituições bancárias. 

A cifra obtida pelo BFA, segundo cálculos da E&M, representa um crescimento de, aproximadamente, 39% quando comparado com o mesmo período de 2023, cujo montante foi de quase 34,2 mil milhões Kz .     

O BAI, que no primeiro trimestre do ano passado foi mais lucrativo com pelo menos 85,6 mil milhões Kz, neste ano baixou para 43,5 mil milhões Kz. Uma quebra de, aproximadamente, 60% (perto de 51 mil milhões Kz).

A informação contabilística do primeiro trimestre de 2024 confirma o retorno do Banco de Poupança e Crédito (BPC) aos resultados positivos. Obteve um lucro cifrado em pelo menos 15,5 mil milhões Kz, tornando-se na terceira instituição bancária mais lucrativa do sistema no período referenciado. 

O montante do lucro conseguido nos primeiros três meses do presente exercício económico, marcado por uma política monetária restritiva do BNA, ilustra que o programa de recuperação do BPC está surtir efeito, visto que no mesmo período do ano passado o rendimento foi de mil milhões kZ.

Sinais de recuperação, nos três primeiros meses, também são visíveis no Banco Millennium Atlântico (ATLANTICO). Lucrou quase 2,8 mil milhões Kz 

contra os 994,5 milhões kz obtidos no primeiro trimestre de 2023. Em termos comparativos, representa um crescimento de, aproximadamente, 79%.

O lucro do Banco BIC ficou orçado em quase 976,7 milhões Kz, menos 3,2 mil milhões em relação ao primeiro trimestre de 2023. Reflecte uma redução de, aproximadamente, 76,6%. É a instituição de grande dimensão, segundo a classificação ABANC, que menos lucrou no período em referência.