O Banco Nacional de Angola (BNA) detectou, no ano passado, 2.500 notas falsas, informou o governador do banco central, Manuel Tiago Dias.
O líder da instituição bancária informou que, num universo de 500 milhões de notas postas a circular em 2023, foram as notas de 5.000 que estiveram em destaque nos registos de falsificação.
Manuel Tiago Dias anuncinou que, esta semana, o regulador da actividade bancária no País vai colocar em circulação novas notas de 1000 e 2000 kwanzas, com a mesma série de 2020, no âmbito da gestão corrente do numerário.
Eesclareceu que a diferença entre as novas notas e as demais vigentes incide sobre a assinatura do actual governador do BNA e sobre a data de emissão.
Paralelamente às notas de 1000 e 2000 Kz, o governador do BNA anunciou que a instituição vai pôr em circulação, em breve, nova nota de 5000 Kwanzas, com a mesma série de 2020.
Manuel Tiago Dias explicou que essa nova família do Kwanza terá algumas alterações nas suas características e nos elementos de segurança, para além de contemplar a assinatura do actual gestor do banco central e uma nova data de emissão.
Clarificou, citado pela ANGOP, que as novas notas e as demais da mesma série (2020) vão continuar a circular em simultâneo, independentemente da data de emissão.