3
1
PATROCINADO

Burkina Faso ‘ataca’ fuga de divisas com empresa de resseguro detida maioritariamente pelo Estado

Victória Maviluka
26/9/2024
1
2
Foto:
DR

Empresa foi criada em consulta com as companhias de seguros presentes no Burkina Faso, e visa limitar a saída de divisas ligadas ao pagamento de prémios cedidos em resseguro.

O Governo do Burkina Faso, liderado pela junta do Presidente interino Ibrahim Traore, decidiu avançar com a criação de uma empresa de resseguros, detida maioritariamente pelo Estado, no sentido de limitar a saída de divisas para o estrangeiro ligadas ao pagamento de prémios.

“O Conselho de Ministros adoptou um decreto que cria uma empresa de resseguros que estará operacional em 2025, sendo 51% das acções detidas pelo Estado e 49% por companhias de seguros estabelecidas no Burkina Faso”, declarou o ministro da Economia, Aboubakar Nacanabo.

De acordo com o governante, citado pela imprensa local, o Governo adoptou, também, em decreto, o acompanhamento, pelo Estado, do mercado segurador e garantir o funcionamento e viabilidade da referida empresa.

Nacanabo explicou que a criação desta empresa foi feita em consulta com as companhias de seguros presentes no Burkina Faso, e visa limitar a saída de divisas ligadas ao pagamento de prémios cedidos em resseguro.

Permitirá, também, que o mercado segurador se organize para melhor atender às necessidades dos clientes, acrescentou o homem que lidera a pasta da Economia da Junta Militar que comanda o país desde Setembro de 2022, após um golpe de Estado.