A directora de programas da BIOFUND - Fundação para a Conservação da Biodiversidade em Moçambique -, Maria Alexandra Barreiros Jorge, está em Luanda para participar na IV Conferência Economia e Mercado sobre Ambiente e Desenvolvimento, que terá lugar na manhã desta sexta-feira, 25.
Durante a II Mesa Redonda que será constituída por cinco oradores, a especialista em Biodiversidade e Sustentabilidade vai partilhar experiências acumuladas em mais de 35 anos nas áreas de conservação ambiental e promoção de práticas sustentáveis, bem como, com outros oradores, discutir os desafios e as oportunidades na transição energética e na diversificação económica de Angola.
Maria Alexandra Barreiros Jorge abordará ainda o financiamento e canalização de fundos às áreas de conservação, apoio à mitigação de emergências e desastres (principalmente climáticos) em áreas de conservação, a promoção e desenvolvimento de mecanismos inovadores de financiamento, algumas áreas de intervenção da BIOFUND.
A oradora trabalhou em investigação e biotecnologia de tubérculos e biodiversidade de plantas forrageiras em Moçambique, Itália e Etiópia. Desde 2014 que lidera o Gabine de Programas da BIOFUND, instituição que visa apoiar a conservação da fauna, flora e biodiversidade dos ecossistemas, e ao mesmo tempo que promove a utilização sustentável dos recursos naturais nas comunidades.
A especialista contribuiu para a consolidação e expansão deste Fundo Fiduciário de Conservação privado, trabalhando no estabelecimento de procedimentos operacionais, na gestão e coordenação de projectos de financiamento sustentável para parques e reservas nacionais e na promoção e divulgação da importância da protecção da biodiversidade.
É licenciada em Engenharia Agronómica pela Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e doutorada em Fisiologia Vegetal e Biotecnologia pela Universidade do Zimbábue.