A determinação resulta de um Decreto do Ministério dos Transportes, especifico para a província de Luanda, onde os transportes colectivos urbanos e interurbanos de passageiros, públicos e privados, passam a funcionar no período das 05 às 20 horas.
Já no que se refere a lotação dos mesmos, o Decreto avança que mantém os 50% durante o período de vigência da Cerca Sanitária aplicada para a província de Luanda.
Esta nova permissão, de acordo com a Angop, vai até às 23h59do dia 9 de Agosto próximo.
O novo instrutivo altera os limites observados até às 00h00 deste domingo, em que o movimento de viaturas de passageiros está fixado ao período das 05h00 às 18h00.
Assim sendo, o órgão regulador do sector dos Transportes no país, anuncia, que nos próximos dias, fará a entrega de novos autocarros ao Governo Provincial de Luanda.
Exorta aos operadores, por isso, que garantam os horários de funcionamento e a disponibilidade na capacidade de transporte dos usuários, respeitando o reforço estrito das regras de biossegurança nos meios.
"Esta nova alteração conta com o apoio institucional do Governo da Província de Luanda, no âmbito das suas competências locais relativamente à mobilidade urbana", lê-se no documento a que a Angop teve acesso.
Conforme o ministério, na qualidade de membro da Comissão Multissectorial para a Prevenção e Combate à Covid-19, continuará a acompanhara situação em articulação com os diferentes Departamentos Ministeriais, em particular a Autoridade Sanitária Nacional.
O acompanhamento visa procurar manter informados todos os intervenientes e interessados, em particular os do subsector dos transportes rodoviários, sobre os futuros desenvolvimentos.