É o maior registo nos exercícios de actualização diária sobre o quadro do surto. Nas últimas 24 horas, sete pessoas morreram de cólera em Angola e houve o registo de 169 novos casos, com a província da Huíla a integrar o ‘mapa’ da doença.
Os registos de óbito, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde a que a E&M teve acesso, deram-se nas províncias de Luanda, com cinco casos; e do Bengo e Icolo e Bengo com uma morte cada.
Com Malanje e Huíla também entre as províncias afectadas, o País contabiliza, nesta altura, 952 casos de cólera, com o registo de 42 óbitos e 122 pessoas internadas.
Como medida de prevenção contra a doença, o Ministério da Saúde pede a colaboração de todos os cidadãos para que qualquer caso de diarreia líquida e vómitos seja conduzido imediatamente para um Centro de Tratamento de Cólera ou uma unidade de saúde mais próxima.
Enquanto isso, observa o MINSA, o potencial paciente deve beber muita água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia e consumir soro caseiro feito da seguinte maneira: 1 litro de água fervida ou tratada e adicione duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal.