3
1
PATROCINADO

Comboio perfilado para inaugurar rota Bungo-AIAAN. Viagens durarão inicialmente 1 hora

Victória Maviluka
6/11/2024
1
2
Foto:
DR

Direcção do CFL admite a existência de constrangimentos no percurso, mas garante que estes não irão impedir o começo das operações no troço ferroviário.

Tem início, nesta quinta-feira, 07, a rota de comboio entre a Estação do Bungo, no Porto de Luanda, e o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), na zona do Bom Jesus, em Luanda.

O Caminho de Ferro de Luanda vai fazer, por dia, 12 frequências no trajecto de 45 quilómetros, que, inicialmente, consumirão uma hora, reduzindo-se, depois, para 30 minutos, avançou o Presidente do Conselho de Administração do CFL.

Manuel Kanda informou, citado pela RNA, que a empresa está preparada para iniciar as operações, não obstante a existência “ainda de alguns constrangimentos, mas que não vão impedir a nossa circulação”.

“Nos pontos mais críticos, poderemos andar até 50 quilómetros por hora. Mas os pontos suaves, podemos ir para as velocidades comerciais, 80, 90, porque esta linha está concebida para 120 quilómetros”, disse.

Nesta terça-feira, 05, o percurso ferroviário entre o Bungo e o AIAAN voltou a receber a visita do Presidente da República, João Lourenço, que constatou as obras de construção dos acessos.

O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, maior infra-estrutura aeroportuária da história do País, inaugurada em Novembro de 2023, deve, finalmente, começar a operar voos comerciais de passageiros, sendo, numa primeira fase, as rotas domésticas, já a partir do próximo domingo, 10, através da rota Luanda-Cabinda-Luanda.