O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Diamantino Pedro Azevedo, foi eleito pela revista africana “Leadership Magazine, durante a 14.ª edição do Prémio “Personalidade do Ano”, “ministro africano de 2024".
Segundo notícia publicada nesta quinta-feira, 19 de Dezembro, pelo Jornal de Angola, Diamantino Azevedo, que concorreu com membros de governos como o da Nigéria, do Rwanda e de Djibuti, obteve, pelo menos, 60% dos votos do público e do júri.
O Prémio “Personalidade Africana do Ano”, que resulta de votação pública, reflecte a liderança dos distintos governantes e visa destacar, todos os anos, a contribuição significativa para o progresso do continente, além de servir, segundo a organização, como inspiração para uma geração de realizadores africanos, cujo impacto é a alteração positiva da imagem negativa que se tem sobre o continente.
A regra de eleição da “African Leadership Magazine”, para a 14.ª edição do Prémio “Personalidade do Ano”, tal como nas edições anteriores, prevê a observância de três etapas, nomeadamente indicações públicas, triagem e pré-selecção do Conselho Editorial, bem como uma votação on-line.
Fontes citadas pelo Jornal de Angola avançam que a cerimónia deverá ser realizada no mês de Fevereiro, em Marrocos, e que, nos próximos dias, será anunciada outra grande distinção a uma entidade angolana de relevo, também premiada por ampla maioria dos votantes, do júri e especialistas consultados.