3
1
PATROCINADO

Emissão de títulos de dívida pública aumenta 35,4% em quatro meses

Fernando Baxi
29/5/2024
1
2
Foto:
DR

Em Março, o Estado viu-se forçado a socorrer-se ao endividamento interno, emitindo BT no valor de pelo menos 461 mil milhões Kz.

O Estado emitiu títulos da dívida pública avaliados em pelo menos 1,2 biliões de Kwanzas de Janeiro a Abril de 2024, reflectindo um aumento de quase 35,4%, em relação ao mesmo período de 2023, concluiu a E&M com base nos dados disponibilizados (recentemente) pelo Banco Nacional de Angola.   

Do volume de títulos emitidos nos primeiros quatro meses deste ano, segundo os cálculos da E&M com base nos dados obtidos do banco central, 50,1% (603,2 mil milhões Kz) correspondem a obrigações do tesouro (BT) e 49,9 (600,1 mil milhões Kz) obrigações do tesouro (OT). 

O recurso à emissão de BT no presente exercício económico ocorreu a partir de Fevereiro, num valor calculado em pelo menos 93,2 mil milhões Kz. No mês de Março aquele ente público viu-se forçado a socorrer-se ao endividamento interno, emitindo BT no valor de pelo menos 461 mil milhões Kz. Por sinal é a maior do período. Em Abril ficou-se nos 48,9 mil milhões Kz.

Ao contrário deste ano, o Estado não teve a necessidade de emitir o respectivo instrumento da dívida pública (BT) nos primeiros quatro meses do exercício económico de 2023 para financiar as despesas públicas.

A necessidade de obtenção de recursos financeiros via emissão de OT iniciou-se em Janeiro. A ‘oferta’ cifrou-se em pelo menos 17,8 mil milhões Kz. À semelhança do que ocorreu com o primeiro instrumento, a maior emissão de OT ocorreu no mês de Março (359 mil milhões Kz). Abril, como ilustra o BNA, fechou com quase 108,3 mil milhões Kz.