A revista Economia e Mercado leva ao debate, na VII Conferência E&M sobre Transformação Digital, a 'Estratégia Nacional para a Inclusão Digital e Financeira’, a decorrer em Luanda, na quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, das 08h30 às 13h00.
O evento acontece na sequência do anúncio do Governo sobre a elaboração da Estratégia Nacional para a Inclusão Financeira, que se encontra em fase de consulta pública, devendo vir a ser apresentada no I Trimestre de 2025, para fazer valer os objectivos traçados em 2019, no “Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação”.
O “Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação – Estratégias para Transformação Digital, 2019-2022” recomendava a criação de condições e acesso ao financiamento aos mais jovens, para adquirirem o seu próprio computador ou smartphone, que lhes permitisse ligar ao mundo global.
A ‘Estratégia Nacional para a Inclusão Digital e Financeira’ será debatida em duas mesas-redondas. Na primeira, conforme o programa, a análise será baseada nas ‘Telecomunicações e o Status Quo da Inclusão Digital em Angola’, com olhar atento aos investimentos em infra-estruturas, à adopção digital no contexto africano (Angola), ao impacto das telecomunicações nos negócios, aos serviços ao cliente, à cibersegurança e à transformação digital na administração pública.
O tema será abordado por especialistas de empresas como a Sistec, FORVIS MAZAR, ITA Paratus, Angola Cables, OMNIDATA e a New Cognito, sob moderação do jornalista Sebastião Vemba.
Na segunda mesa-redonda, também conforme o programa da E&M, players afectos à CheckIn AO, EMIS, ao ATLANTICO, à HP e à Selenium - Digital Solutions (SE), sob moderação do jornalista André Samuel, entram ‘em cena’ para abordar a ‘Estratégia para Inclusão Financeira e o Futuro dos Pagamentos Móveis’. Adopção digital nos pagamentos e na banca em geral; educação financeira digital e o risco de fraudes; adopção digital nos seguros; cibersegurança; pagamentos móveis; custo e penetração dos serviços são os ângulos de abordagem para o respectivo tema.
As duas mesas-redondas serão antecedidas de palestras, nomeadamente a de Danilson Semedo, Partner de Advisory da KPMG Angola, e de João Rueff Tavares, Director EY - Consulting Financial Services.
A VII Conferência E&M sobre Transformação Digital será aberta pela administradora do Banco Nacional de Angola, Marília de Fátima Poças. O discurso de encerramento será proferido pelo director nacional das telecomunicações e tecnologias de informação, Matias Borges.
A conferência terá transmissão em directo por youtube e no facebook. Acompanhe através do site www.economiaemercado.com