IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Executivo contrata Omatapalo Inc para estudos de projecto de exportação de energia para RDC

Victória Maviluka
13/1/2025
1
2
Foto:
DR

Angola possui um excedente de produção de energia eléctrica que lhe permite exportar para países vizinhos, não obstante, internamente, enfrentar, ainda, um défice de electrificação.

A Omatapalo Inc foi escolhida pelo Executivo para conduzir o processo de elaboração do estudo de viabilidade técnica, ambiental, legal e financeira, necessário à construção de operadores de interconectores de electricidade do projecto de exportação de energia eléctrica de Angola para a República Democrática do Congo (RDC), apurou a revista Economia & Mercado.

A escolha deriva dos entendimentos alcançados entre o Ministério da Energia e Águas e a empresa angolana Omatapalo Inc, constituída ao abrigo da Lei de Delaware, Estados Unidos, com escritório em 1929, com vista à construção e operação de um interconector de electricidade de 200 kV, lê-se no Despacho Presidencial n.º 19/25, 9 de Janeiro.

O documento, a que a E&M teve acesso, realça que estes conectores de Kilovolt – unidade de medida para quantificar a tensão eléctrica num sistema de energia – viabilizarão a interconexão e exportação de energia eléctrica para a Região do Kwilo, província do Congo Central (RDC).

Assim, a modalidade de parceria Público-Privada foi a ‘saída’ encontrada para se assegurar os investimentos necessários à aquisição desses serviços, sendo que ao ministro da Energia e Águas o Presidente da República, João Lourenço, orienta que celebre com a Omatapalo o Memorando de Entendimento nesse sentido.

Com uma capacidade superior a 6.200 megawatts, Angola possui um excedente em termos de produção de energia eléctrica, o que lhe permite exportar para países vizinhos, não obstante, internamente, enfrentar, ainda, um défice de electrificação, abaixo dos 45%.