3
1
PATROCINADO

Expo Car: Pioneira na inspecção particular de viaturas, Sertev prepara centro para super pesados

Victória Maviluka
13/9/2024
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

Empresa existe há dois anos e conta com quadros nacionais, maioritariamente jovens formados no País, nas áreas como Máquinas e Motor e Automação industrial.

Assume-se como a primeira a adquirir licença de terceirização de Inspecção Periódica Obrigatória (IPO) de veículos no País. Empresa de direito angolano, a Sertev prepara-se para expandir os seus serviços em Luanda, com a abertura de um centro em Cacuaco, equipado para realizar inspecções a veículos super pesados, avançou Weston António José, Inspector-chefe da companhia.

Neste momento, a empresa conta apenas com o centro de inspecção da Vila Alice, com capacidade instalada para acolher apenas veículos ligeiros, de até 3.500 quilos, em cumprimento com a tipologia da licença atribuída pela Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSER).

Licenciado há dois anos, mas a operar há apenas seis meses, o centro de inspecção da Sertev tem uma capacidade instalada para inspeccionar 150 unidades/dia, entretanto, tem atendimento apenas, em média, 30 carros.

“O número podia ser maior se as pessoas soubessem, de facto, mais sobre este serviço e as suas múltiplas vantagens. Existimos para desburocratizar os serviços de inspecção de veículos”, ressalta Weston António José.

Em entrevista à revista Economia & Mercado, no stand da empresa no Luanda Expo Car, o Inspector-chefe da Sertev destaca o procedimento de inspecção de viaturas para a garantia de maior segurança nas estradas do País.

“Muitos pensam que as IPO’s são apenas para tirar dinheiro. Mas não. Elas existem para salvar vidas, para garantir que as nossas estradas sejam mais seguras para todos os seus utentes”, declara.

Detalha que o processo de inspecção veicular dura, em média, 15 minutos, começando pela inspecção visual, passando pela verificação de luzes e de freios, para terminar na detecção ou não de folgas.

Por imperativos legais, explica que os mais de 20 técnicos ao serviço da companhia, todos eles quadros nacionais, maioritariamente formados no País, têm o raio de acção limitado à inspecção de viaturas.

“A lei não nos permite ser jogadores e, ao mesmo tempo, árbitros. Então, não podemos realizar trabalhos de mecânica, ter uma oficina. O que fazemos é passar recomendações em casos ligeiros para superar, e, reprovar quando o estado técnico do carro apresenta sinais de perigo para circular”, diz Weston António José.

A IPO Sertev, com o registo n.º 01 entre as empresas privadas licenciadas para realizar serviços de inspecção de viaturas no País, é uma das cerca de 90 companhias ligadas ao sector automotivo presentes na 2.ª edição do Luanda Expo Car, que decorre desde quarta-feira, 11, na Baía de Luanda, numa organização da Wedo Brand, Innvite e Massimo Som.