A Sonangol perspectiva, para os próximos dias, a abertura, em Luanda, de mais postos de carregamento de veículos eléctricos, no cumprimento do programa de transição energética perseguida pela petrolífera estatal.
Higino Fernandes, director de Energias Renováveis da Sonagás Energias Renováveis, recordou que a maior empresa do País tem carregadores para veículos eléctricos no Posto de Abastecimento (PA) dos Ramiros”, a Sul de Luanda, o primeiro de vários projectos do género que a companhia prevê instalar pelo País.
“Teremos, brevemente, PA Kilamba Kiaxi, uma estação com seis pontos de carregamentos”, disse Higino Fernandes, quando falava, na sexta-feira, 13, à revista Economia & Mercado, após participar num painel que discutiu ‘O Posicionamento de Angola sobre a Electromobilidade’, no âmbito da segunda edição do Expo Car, que encerra neste domingo, 15, na Baía de Luanda.
O director de Energias Renováveis da Sonagás Energias Renováveis referiu que a Sonangol está a desenvolver, ainda para os próximos meses, a implementação, em mais cinco postos, de fontes de carregamento de veículos eléctricos em Luanda e na sua periferia.
Afirmou que outras províncias do País serão, também, contempladas com projectos semelhantes, ligados a energias renováveis, como a solar, particularmente em zonas distantes nas rotas de viagens mais comuns.
“Mas, nesta altura, como o segmento da electromobilidade está, digamos assim, em fase de nascimento ou de implementação ao nível do País, a prioridade, hoje, é satisfazer ainda os utentes que estão aqui dentro de Luanda”, assinalou.
A propósito desta prioridade, Higino Fernandes lembrou que, na capital do País, existe uma rede de táxi que funciona, já há algum tempo, com mobilidade eléctrica.
“Então, temos de diversificar os postos de carregamento para estes também”, declarou o dirigente da empresa subsidiária da petrolífera Sonangol E.P.