O Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) vai disponibilizar 27,2 milhões de dólares para financiar o projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP) até 2029, informou, em Luanda, o director da instituição, Custódio Mucavele.
Falando à margem do Seminário Metodológico sobre o “Financiamento Adicional” do projecto, Custódio Mucavele sublinhou que o objectivo é enfrentar os desafios da produção, produtividade e comercialização nas zonas rurais do País.
De acordo com o responsável, os recursos serão usados de forma eficaz, com o objectivo de garantir o financiamento adequado junto do Governo e apoiar o desenvolvimento dos projectos das comunidades camponesas.
Com duração de quatro anos, o programa prevê abranger nove províncias e beneficiará cerca de 114 agregados familiares.
O referido financiamento adicional reflecte o desempenho do programa, iniciado em 2018 nas províncias da Huíla e Kwanza-Sul.
O SAMAP será expandido para quatro províncias no norte (Uíge, Bengo, Zaire e Kwanza-Norte) e três no sul (Benguela, Namibe e Cunene).
A expansão inclui a capacitação técnica de quadros para garantir a boa execução do projecto nas novas áreas.
De acordo com o coordenador nacional do SAMAP, Miguel Pereira, a nova fase do projecto envolve a participação das comunidades no processo de produção e a integração com outras iniciativas existentes.
Além disso, destacou a necessidade de se capacitar os agricultores para que possam transitar do cultivo de subsistência para uma agricultura produtiva e voltada para o comércio.