A Fitch, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, que avalia a capacidade de uma empresa ou governo de honrar seus compromissos financeiros, divulgou recentemente o rating sobre Angola, pelo que o manteve inalterado em B- com perspectiva “Estável”, de acordo com um relatório de análise diária publicado pelo Banco Millennium Atlantico.
Consultado este domingo, 22 de Dezembro, pela Economia & Mercado, o documento refere que a inflação e a dívida pública em moeda estrangeira elevadas, bem como a forte dependência do petróleo pressionaram a classificação.
Refere, além disso, que as reservas internacionais em níveis altos, a conta corrente superavitária e a dívida pública sustentável impactaram positivamente para a classificação do País.
Adicionalmente, a Fitch reviu em alta o crescimento do PIB real para 3,2% em 2024, impulsionado pela evolução positiva da produção de petróleo, enquanto manteve inalterada a previsão da inflação em 28% em 2024, como escreve o Millennium Atlantico.