O Centro de Animação Artística do Cazenga – ANIMART conta desde o dia 7 deste mês com uma galeria de arte, num investimento promovido pela Fundação BAI, no âmbito do projecto ‘Arte nas Comunidades’.
A iniciativa tem como objectivo principal levar arte para as zonas periféricas, promovendo o fácil acesso à cultura e diversas formas de expressão artística, especialmente nas comunidades que têm menores oportunidades de visitar museus ou galerias.
Nesse espírito, além da abertura da galeria, que será residência dos artistas Domingos da Silva, Abel Camosso, Paulo Quimbala e Even de Fátima, e para a qual foram efectuadas obras de requalificação e melhoria do referido centro, foi inaugurada a exposição de fotografias “Poesia do Ordinário”, de Sander Telo, contendo 16 obras, e que deverá ficar patente durante um mês, com visitas de segunda a sexta-feira, entre as 11h00 e as 16h00.
“Estarmos aqui é uma grande honra. É a nossa segunda galeria, de um projecto que se espera que seja para a vida. Pretendemos continuar a levar a cultura onde ela precisa de estar: nas comunidades. Há aqui muita semente que pode dar fruto. E o facto de existir essa semente significa que há amor pela arte”, afirmou Inokcelina de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração da Fundação BAI.
De acordo com o comunicado a que a E&M teve acesso, através da transformação de centros artísticos, comunitários e bibliotecas, o intuito da iniciativa passa por criar um impacto positivo e duradouro na identidade cultural e no sentimento de pertença das comunidades.
A primeira galeria de arte e residência artística da Fundação BAI foi inaugurada em Julho deste ano, no Centro Cultural Kassemba Terra Preta, localizado no Cassequel, recorde-se.
Através de exposições, apresentações e outras actividades interactivas, o ‘Arte nas Comunidades’ pretende estimular a criatividade e o interesse pela arte entre as comunidades, identificar e apoiar talentos locais, oferecendo plataformas para que artistas emergentes possam exibir seu trabalho e desenvolver suas habilidades, reforça a nota.
“Recebemos a Fundação BAI de braços abertos. Vamos partilhar ideias e construir uma parceria. Acredito que hoje começamos a edificar aquilo que será a futura parceria com a Fundação BAI”, afirmou Orlando Domingos, representante do Centro de Animação Artística do Cazenga - ANIMART, que conta já com 30 anos de actividade.