IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Gemcorp reforça compromisso social com lançamento oficial da plataforma Kuena

Sebastião Garricha
27/11/2024
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

Lançamento foi feito durante a apresentação do 'Autismo sem Máscara', um dos vários projectos abraçados pela plataforma Kuena, que utiliza a arte como ferramenta de inclusão para pessoas autistas.

A Gemcorp lançou oficialmente o Kuena, plataforma incubadora de projectos sociais e culturais que marca a consolidação de uma década do seu impacto social transformador em Angola, reforçando, além do mais, o compromisso contínuo em contribuir para o desenvolvimento do País.

Segundo nota enviada à E&M, o lançamento foi feito durante a apresentação do projecto Autismo sem Máscara, um dos vários projectos abraçados pela plataforma Kuena, que utiliza a arte como ferramenta de inclusão para pessoas autistas e seus familiares.

Para Lilian Weyll, presidente da Plataforma, a arte conecta o autista com a mãe, pai, irmãos, tios, avós e também com os terapeutas e médicos. “É um excelente meio de inclusão dos autistas na família, na sociedade e no mercado de trabalho”, acrescenta a responsável, garantindo que “Angola sentirá o potencial transformador desta conexão”.

Referindo-se ao ‘Autismo sem Máscara’, Lilian Weyll, citada no documento, revela que Angola é o primeiro país africano a acolher o projecto, já implementado com sucesso no Brasil e nos Estados Unidos da América. 

“Agora chegou a vez de Angola, o primeiro país africano a acolhê-lo, assim como a proceder à publicação de um livro com fotografias de pais, mães e cuidadores, registando momentos de conexão emocional e histórias de superação”, acrescenta Lilian Weyll, explicando que a iniciativa resulta de uma colaboração internacional da Suzana Gullo Mion, mãe de um autista, a artista plástica Grazi Gadia, do médico Carlos Gadia e do renomado fotógrafo Márcio Amaral. 

O 'Autismo sem Máscara' é, segundo a nota, um acervo de retratos que resultam de encontros intitulados oficinas realizadas, nas quais as pessoas envolvidas no mundo do autismo ficam com os rostos pintados como se fossem telas, com o objectivo de promover o contacto visual por meio da arte.

Participaram na cerimónia altas personalidades do espectro político, social, económico e cultural do País, incluindo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço. A lista de personalidades segue com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o cantor Matias Damásio e a ex-Miss Universo, Leila Lopes.

Aberta à colaboração com empresas, organizações da sociedade civil e o Governo, o Kuena pretende expandir e solidificar as acções que já beneficiaram milhares de angolanos, tornando-se numa referência de impacto social no continente africano, de acordo com o documento que citamos.