3
1
PATROCINADO

Gregório Semedo 'traz' Congresso Internacional GADE pela primeira vez em África

Sebastião Garricha
8/11/2024
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

Mais de dez países foram representados no Congresso Internacioanl, com 32 trabalhos apresentados por docentes e pesquisadores angolanos e outros 24 expostos de forma virtual e em tempo real.

A Universidade Gregório Semedo acolheu, de 4 a 7 de Novembro, a oitava edição do Congresso Internacional GADE, a primeira que acontece em África, segundo nota enviada à redacção da Economia & Mercado.

Realizado sob o tema “Inovação e Transformação Sustentável na Gestão Administrativa, Desportiva e Educativa: Desafios e Oportunidades”, o evento contou com actividades diversas, desde palestras, feira tecnológica, gastronómica e competições de xadrez.

Mais de 10 países foram representados, com 32 trabalhos apresentados por docentes e pesquisadores angolanos e outros 24 expostos de forma virtual e em tempo real. Destaca-se, por exemplo, a presença da Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança. 

Citado na nota enviada à E&M, o engenheiro Wilfredo Falcón Urquiago, reitor interino da Universidade Gregório Semedo, faz balanço positivo do evento, sublinhando, entre outros aspectos, o facto de o número de participantes ter superado o das edições anteriores realizadas em outros países e continentes. 

“É uma experiência única, pois são raros os congressos internacionais em Angola. Ter a oportunidade de um congresso com a qualidade deste é uma grande valia”, destacou o académico, acrescentando que, apesar das dificuldades enfrentadas para a realização do congresso, vale parabenizar os intervenientes primários que se dedicaram e se empenharam na missão ‘complexa’.

Para o académico, o mais recente evento da rede GADE serve como base para que, futuramente, a Universidade Gregório Semedo continue a promover congressos e conferências de igual envergadura, apoiando-se nos quatro protocolos de cooperação e intercâmbio assinados nesta quinta-feira, 07.

Também citado na nota, o Chanceler Dr. José António Semedo expressou sentimento de satisfação pelo sucesso do evento. “Sinto-me realizado, pois, como devem imaginar, não foi fácil organizar esta oitava Conferência da rede GADE, a primeira edição realizada em África, especificamente em Angola, na Universidade Gregório Semedo”, expressou.