O Grupo Naval, conglomerado de várias empresas que actua nos sectores do comércio, indústria e serviços, inaugurou esta quarta-feira, 26 de Março, em Luanda, uma nova Fábrica de Óleos Alimentares, capaz de garantir uma quota de mercado superior a 50%.
Baptizada como Refitec, a nova unidade industrial, que ocupa 89.000 metros de área nas imediações do Porto de Luanda, terá capacidade para refinar e processar 500 toneladas diárias de óleo de palma e óleo de soja, girassol e outras gorduras.
Segundo Eduardo Barbosa, CFO do Grupo Naval, a inauguração da Refitec, testemunhada pelo Presidente da República, representa um marco fundamental para o sector industrial nacional, bem como para a estratégia de crescimento do grupo.
“Estamos a apostar na produção nacional, reduzindo a dependência das importações e contribuindo para o fortalecimento da economia do país”, destaca o responsável.
Referindo-se ao impacto social e económico do projecto, Eduardo Barbosa explica que o investimento fortalece a posição do Grupo Naval no mercado e gera oportunidades para centenas de angolanos, promovendo emprego e desenvolvimento sustentável.
“O nosso compromisso é continuar a investir em sectores estratégicos e de alto impacto para Angola”, sublinha o responsável, além de manifestar, em nome do grupo que dirige, reconhecimento à Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) “pelo apoio inestimável na concretização deste projecto”.
De acordo com o responsável, a AIPEX esteve presente em todas as fases do processo, desde a concepção até à materialização da fábrica, facilitando o investimento, orientando nos trâmites administrativos, bem como a agilizar a obtenção de vistos e documentos essenciais.
Com a inauguração da Refitec, o Grupo Naval reafirma o seu compromisso com a auto-suficiência alimentar do País e o desenvolvimento sustentável, apostando num sector essencial para o crescimento económico.
Em Angola desde 2007, o Grupo tem desempenhado um papel estratégico no crescimento da economia nacional, investindo em inovação, infra-estrutura e desenvolvimento de capital humano.
Actualmente, emprega mais de 3.000 colaboradores, com uma forte política de inclusão, sendo cerca de 50% do seu quadro composto por mulheres. Com seis unidades industriais em operação e três em fase de conclusão, o Grupo Naval possui ampla rede de centros de distribuição em todas as províncias do País.
Desde 2019, o Grupo investiu mais de 200 milhões de dólares em projectos industriais, destacando-se o Refitec, que reforça a aposta na indústria transformadora e no desenvolvimento sustentável do País.