O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, visitou, nesta quarta-feira, 05, a Toyota Motors Corporation, na cidade de Nagoya, e aproveitou o momento para desafiar a direcção da ‘gigante’ mundial do sector automotivo a instalar uma fábrica de peças sobressalentes na Zâmbia.
Hichilema, que cumpre uma visita de trabalho de quatro dias ao Japão, transmitiu a Ichiro Kashitani, presidente do grupo e director executivo da Toyota Motors Corporation, que é desejo do seu Governo que um futuro projecto nesse sentido se integre nas operações de fabricação da Toyota na África do Sul.
A Toyota Tsusho está a explorar oportunidades além do sector automotivo, com planos de diversificação para energia e produtos farmacêuticos, noticia o portal Lusaka Times.
Desta forma, Hakainde Hichilema encorajou a Toyota a capitalizar o clima favorável de investimento da Zâmbia, os recursos naturais abundantes e a riqueza mineral investindo em empreendimentos de valor agregado, que dão suporte à sua cadeia de suprimentos de fabricação.
O Chefe de Estado zambiano pediu à Toyota Tsusho Corporation para acelerar a retomada dos estudos de viabilidade para a proposta de usina de energia solar fotovoltaica na Zâmbia.
Enfatizou o comprometimento do governo da Zâmbia com a segurança energética por meio da diversificação para longe da energia hidroeléctrica, e garantiu estar em curso no país reformas para abrir o sector de energia ao investimento privado.