IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Japão ‘larga’ 5,1 milhões USD para impulsionar cultivo de gergelim no Zimbabwe

Sebastião Garricha
26/11/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com a representante do PAM no país, a contribuição do governo japonês ajudará a tornar os alimentos mais disponíveis, mais fáceis de acessar e mais confiáveis para as famílias.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PAM, na sigla em inglês) anunciou uma contribuição de 5,1 milhões de dólares do governo do Japão para ajudar 37.000 pequenos agricultores afectados pelo clima no Zimbabwe.

Abrangendo cinco distritos, a iniciativa de três anos, cujo ponto central deste é a produção de gergelim, uma cultura com potencial de mercado significativo, visa aumentar a segurança alimentar e a resiliência por meio de abordagens inovadoras, incluindo o estabelecimento de infraestrutura baseada em água, o desenvolvimento de cadeias de valor e serviços de extensão agrícola fortalecidos. 

De acordo com a Further Africa, o incentivo à agricultura orientada para o mercado deverá gerar oportunidades para exportações locais e internacionais. 

A trading japonesa ITOCHU Corporation desempenhará um papel fundamental na conclusão da cadeia de valor, garantindo que os agricultores colham o máximo de benefícios de seus esforços, enquanto a Sustainable Agriculture Technology (SAT) construirá instalações de armazenamento no distrito de Mwenezi, reforçando a produção de gergelim e agregando valor para os mercados doméstico e global.

O projecto incorpora uma abordagem holística para a construção de resiliência, combinando assistência alimentar com práticas adaptativas ao clima. 

Ao incentivar o cultivo sustentável e conectar os agricultores a mercados confiáveis, a iniciativa não apenas atende às necessidades alimentares imediatas, mas também estabelece as bases para a segurança alimentar de longo prazo, segundo a Further. 

De acordo com Barbara Clemens, representante e directora do PAM naquele país, a contribuição do governo japonês ajudará a tornar os alimentos mais disponíveis, mais fáceis de acessar e mais confiáveis para as famílias do Zimbabwe.

Desde 2019, o Japão contribuiu com mais de 28 milhões de dólares para iniciativas de assistência alimentar apoiadas pelo PAM no Zimbabwe. Este último investimento não apenas fortalece os laços entre as duas nações, mas também serve como modelo para a colaboração internacional na abordagem dos desafios climáticos e na capacitação dos agricultores locais para construir um futuro seguro e próspero.