Num formato de mentoria, ajudar as pessoas a mudarem as suas vidas e a realidade financeira é o propósito do novo livro do economista angolano José Chieta, denominado ‘Porque é que o meu dinheiro nunca chega? – Manual de Reeducação Financeira e Economia Doméstica’, que será lançado já amanhã, dia 07, sábado, na ENAPP, em Luanda, pelas 15 horas.
A premissa da obra, que é a segunda do também especialista em poupança familiar e doméstica, é a mudança de vidas, mas na perspectiva de as pessoas perceberem “quais são as falhas que têm cometido, as coisas que não aprenderam, quais são os seus modelos económicos”, provocando uma descoberta e auto-conhecimento financeiro.
Em entrevista exclusiva à revista Economia & Mercado, o autor revelou que, muito novo, percebeu que os seus pais tinham muita dificuldade financeira, que todos reclamavam de o dinheiro nunca chegar, e é algo que testemunha até os dias de hoje, quando a pergunta que as pessoas deveriam fazer é “por que é que o dinheiro nunca chega?”, trazendo então no livro todas as possíveis respostas.
Segundo José Chieta, o livro, que será igualmente lançado no domingo, dia 08, no Belas Shopping, em Luanda, é muito completo, de ponta a ponta, sendo um guia para organização financeira familiar. As teorias patentes no manual são sustentadas por citações de mais de 100 autores mundiais, de todos os livros que já leu, formações que fez, palestras a que já assistiu, convívios, etc, e que acredita terem efeito imeditato na prática, independentemente da entrega, discplina e decisão de quem o ler.
Todos os tópicos, conteúdo e abordagem são apresentados numa linguagem muito simples, prática, com muitos exercícios, direccionados para os angolanos. “Esse livro é sobre o angolano e então é impossível um angolano não se identificar com ele ou não compreendê-lo. E no final do livro, há uma carta-declaração de decisão que as pessoas devem escrever sobre o vão fazer depois”, referiu.
Como reiterou a fonte, as primeiras pesquisas para a obra começam na sua tenra idade, em casa, na sua realidade. Depois entra na realidade do angolano e termina com a realidade do mundo, tornando-a abrangente, porque no fundo trata de problemas que não afectam só os angolanos, “mas todos os seres humanos que lidam com dinheiro”.
Um livro útil para todos
“Toda aquela pessoa que ler o livro vai aprender sobre literacia financeira”, garante José Chieta. Para o economista, não é um livro de educação financeira, pois acredita que todo mundo já foi educado financeiramente. É, entretanto, um livro de reeducação financeira. Traz muitos exemplos de negócio, na visão de educação empreendedora, uma das áreas atacadas no Centro de Formação Profissional Cara Alegre, do qual é director-geral, sublinhou.
Assente na definição de que “negócio é tudo aquilo que te dá dinheiro sem te trazer vergonha nem problemas”, ‘Porque é que o meu dinheiro nunca chega?’ aborda ainda questões como renda extra enquanto solução para esse dilema vivido por muitos.
“Atrelei a esse capítulo a visão de pequenos negócios. Então, qualquer um que ler o livro, mesmo que não seja empreendedor, vai ter ideia de negócios, porque trago várias pistas e exemplos vivos para ajudar a pensar mais coisas”, reforçou o autor, destacando que é tudo aquilo que já funcionou na sua vida e no que testemunhou na vida de outras pessoas.
O livro sairá pela Cara Alegre Entretenimentos, editado, revisado, paginado, encadernado e impresso pela Matéria-Prima, e com o patrocínio oficial do Banco BIC, pretendendo-se uma distribuição a nível nacional.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais, José Chieta é também actor e humorista, o Tigre Chieta do célebre grupo Os Tuneza. É criador do maior treinamento sobre inteligência emocional em Angola, denominado ‘Provocador de Mente’. Autor do livro ‘Tudo Passa, Mas Nem Tudo Será Esquecido’, tem certificações internacionais em Coaching Life, Empresarial/Executivo, Business e Financeiro, e Master Coach, como analista de perfil comportamental.