Um programa de atribuição de licenças para serviços 5G está a colocar Marrocos no centro das atenções de importantes empresas de telecomunicações mundiais. Há um factor catalisador deste interesse: o Mundial de futebol, que o país monárquico africano acolhe em 2030.
‘Gigantes’ do sector, como a Huawei, Nokia, Ericsson e Oracle, estão a posicionar-se para preencher os requisitos da Agência Nacional de Telecomunicações (ANRT) para atribuição, ainda no decurso deste ano, das referidas licenças, avança o Le3600, que cita a revista Challenge.
Este “é um bom retorno” de um amplo programa traçado pelas autoridades marroquinas, que visa garantir 70% de cobertura 5G até 2030, numa clara aposta que tem o maior evento futebolístico mundial no epicentro.
A ANRT, segundo o portal marroquino, está a trabalhar para finalmente lançar, ainda no primeiro semestre deste ano, o “tão aguardado” edital de concessão de licenças 5G, depois de ter falhado o arranque do processo em Dezembro de 2024.
O programa está, assim, a atrair a concorrência de operadores marroquinos, mas, também, de grandes empresas estrangeiras, que cobiçam este mercado estratégico, noticia a imprensa local.
Entre os principais concorrentes, está a Huawei, gigante chinesa que já domina o mercado marroquino, ao fornecer entre 70 e 80% da infra-estrutura de telecomunicações das principais operadoras do país.
Os europeus não ficam atrás, com a Nokia e a Ericsson também com interesse na licitação. Esses dois grupos especializados em infra-estruturas de telecomunicações, escreve o Le360, podem desempenhar um papel fundamental na implantação do 5G em Marrocos.
Do lado americano, a Oracle mostrou, igualmente, atracção pelos serviços. O portal recorda que este compromisso com Marrocos não é novo: em Maio de 2022, a CEO do grupo, Safra Catz, afirmou o interesse no mercado marroquino durante uma visita a Rabat.
Desde então, a Oracle abriu o primeiro ‘Oracle Lab’ em África, um centro de pesquisa e desenvolvimento sediado no Casanearshore Park, em Casablanca. Esta iniciativa, noticia o site, demonstra um desejo de ancoragem duradoura e investimento massivo nas novas tecnologias no país.
Cobertura 5G de 25% da população até 2026 e 70% até 2030
As autoridades marroquinas afirmam que a transformação digital está entre as prioridades do país. Os “colossais investimentos” em telecomunicações, que atingiram 8,4 mil milhões de dirhams em 2023 (cerca de 843,8 milhões de dólares), demonstram esse desejo de modernização, noticia a media local.
Marrocos estabeleceu metas ambiciosas: cobertura 5G de 25% da população até 2026 e 70% até 2030. As cidades que sediarão o Mundial, acrescenta a fonte, vão beneficiar da cobertura 5G completa, em paralelo com um vasto programa de conexão de fibra óptica.
Até 2026, projectam as autoridades marroquinas, 6.300 administrações públicas estarão conectadas e 5,6 milhões de domicílios serão beneficiados por esse progresso até 2030.