3
1
PATROCINADO

Liquidez do BFA aumenta 7% no segundo trimestre

Fernando Baxi
1/11/2024
1
2
Foto:
DR

A rubrica de disponibilidades, refere pesquisa da, é crucial para um banco, pois representa a liquidez imediata e a capacidade de fazer face a obrigações financeiras de curto prazo.

O Banco de Fomento Angola (BFA) registou o aumento de aproximadamente 7% na rubrica disponibilidades no segundo trimestre de 2024, quando comparado com o mesmo período de 2023, concluiu a E&M, após verificar os balancetes dos respectivos exercícios económicos.

No segundo trimestre de 2024, ilustra o BFA nos documentos contabilísticos referenciados, o montante da rubrica disponibilidades estava cifrado em pelo menos 673,4 mil milhões de Kwanzas, contra 628,6 mil milhões Kz do período homólogo. Um incremento de quase 45 mil milhões Kz.    

A cifra monetária da rubrica contabilística em causa, calculou a E&M com base nos dados extraídos do balancete do segundo trimestre de 2024, representa perto de 18,4% do activo do BFA, avaliado em pelo menos 3,7 biliões Kz.

A rubrica de disponibilidades, refere pesquisa da E&M, é crucial para um banco, pois representa a liquidez imediata e a capacidade de fazer face a obrigações financeiras de curto prazo.

“As disponibilidades são essenciais para garantir que o banco possa cumprir as obrigações financeiras diárias, como saques de clientes e pagamentos de empréstimos. Alta proporção no activo contribui para a solidez financeira do banco, permitindo que responda a flutuações na demanda de liquidez”.

De acordo ainda com a pesquisa feita, a respectiva rubrica ajuda o banco a gerir o risco de liquidez nos períodos de crise financeira ou incerteza no mercado. Um nível adequado protege a instituição de falência, permitindo a manutenção das operações, mesmo em operações adversas.

A presença robusta das disponibilidades no balanço patrimonial de um banco, ilustra ainda a pesquisa, aumenta a confiança dos investidores e dos depositantes.