O golo apontado pelo avançado Mabululu no duelo contra a Namíbia no CAN da Côte d’Ivoire foi considerado o melhor tento do futebol africano em 2024. A consagração do angolano aconteceu nesta segunda-feira, 17, na Gala CAF Awards 2024, decorrida em Marraquexe, em Marrocos.
O golo de belo efeito apontado pelo atacante do Al Ahly Tripoli, da Líbia, na partida dos oitavos-de-final do CAN bateu na concorrência, com 121.192 votos, os tentos do palestiniano que actua no Al-Ahly do Egipto Wessa Abou Akli e do argelino Yasseni Benzia, que obtiveram 105.786 e 47.547 votos, respectivamente.
Nesse jogo, disputado no Stade de la Paix, em Bouaké, no dia 27 de Janeiro de 2024, os Palancas Negras alcançaram o apuramento para os quartos-de-final despachando a vizinha Namíbia, por claros 3-0, com ‘bis’ do avançado Gelson Dala.
De 29 anos, Agostinho Cristóvão Paciência, ou simplesmente Mabululu, é um jogador com passagens por ‘colossos’ clubes angolanos, como o Petro de Luanda e o 1.º de Agosto, além de contar no seu palmarés com passagem pelo futebol egípcio.
Os Palancas Negras terminaram a sua participação na 34.ª edição da mais importante prova de futebol africano nos quartos-de-final, afastados pela Nigéria, que, por sua vez, perdeu a final diante da selecção da casa, a Côte d’Ivoire, por 2-1.
Na Gala CAF Awards 2024, o nigeriano Ademola Lookman, vencedor da Liga Europa com o Atalanta Bergamo e finalista vencido do CAN-2023, foi eleito o melhor jogador africano, ultrapassando na concorrência o marroquino do PSG, Achraf Hakimi; o marfinense Simon Adingra (Brighton); o guineense Serhou Guirassy (Borussia Dortmund) e o sul-africano Ronwen Williams, guarda-redes do Mamelodi Sundowns.