Na incansável busca por fazer a diferença encontrei uma das paixões da minha vida, a cardiologia. A cardiologia escolheu-me, da mesma forma como eu a escolhi e o exame de Ressonância Magnética Cardíaca é uma das janelas que encontrei para desvendar os segredos do coração.
A ressonância magnética (RM) é uma das maravilhas da medicina moderna, permitindo que os médicos vejam o interior do corpo humano de maneira clara e detalhada, sem a necessidade de procedimentos invasivos. Note-se que quando se trata do coração, a RM cardíaca (RMC) é uma ferramenta extremamente valiosa, que nos dá informações cruciais para o diagnóstico e tratamento de várias doenças cardíacas.
A RMC é um tipo específico de ressonância focada no coração e nos vasos sanguíneos próximos. Com um poderoso campo magnético e ondas de rádio, este equipamento é capaz de criar imagens detalhadas do coração em movimento, permitindo que os médicos vejam com precisão as estruturas internas, incluindo as câmaras cardíacas, válvulas, paredes do coração e os vasos sanguíneos. Quando as outras técnicas de imagem não são suficientes ou quando fica clara a necessidade de uma visão mais detalhada do coração, o especialista deve encetar este procedimento. Nos casos de doença arterial coronária, miocardiopatias, inflamação, defeitos congénitos ou tumores cardíacos, a RMC é uma mais-valia, uma vez que avalia anomalias, investiga doenças do músculo cardíaco, examina e detecta o funcionamento das válvulas, identifica e caracteriza massas ou tumores e diagnostica condições inflamatórias.
E como é que o procedimento consegue aferir tudo o que menciono? Através de imagens detalhadas, em alta resolução, que permitem avaliar funcionalmente, revelando a anatomia do órgão, possibilitando a visualização de cicatrizes, inflamações e edemas no tecido cardíaco e ainda conferir a quantidade de sangue bombeado pelo coração a cada batida. A versatilidade da RMC e a ausência de radiação tornam¬-na numa ferramenta indispensável na cardiologia pela sua capacidade e eficiência.
A evolução da tecnologia é uma verdadeira aliada, que nos ajuda a prolongar e a melhorar a nossa qualidade de vida, pelo que devemos confiar e impulsionar o constante progresso na área, tendo este como um exemplo perfeito de como os avanços médicos podem fazer uma diferença significativa.
Leia o artigo na íntegra na edição de Julho da E&M.