“O seu filho(a) precisa de cirurgia” - esta é uma das frases que causa maior ansiedade nos pais. E é aqui que começa uma jornada que se sente agitada, nervosa e cheia de dúvidas. porém, devemos respirar fundo, partilhar todos os dados pedidos e absorver as informações.
Para começar, os pais devem questionar o médico sobre o tipo de cirurgia, o tempo estimado de duração, a anestesia a aplicar e os riscos mais frequentes. Depois devem ouvir a explicação e entender devidamente, tudo para que a ansiedade comece a passar e a percepção do procedimento fique clara. Cabe aos pais procurar todo o tipo de informação sobre a cirurgia a ser realizada, optando por consultar fontes credíveis, tal como sites científicos, pertencentes a associações médicas, ou então pedir uma segunda opinião médica, tudo para que as dúvidas sejam esclarecidas.
O próximo passo, caso tenham decidido pelo processo cirúrgico, é avançar e depositar toda a confiança no médico, equipa e na Instituição. Seguir as instruções de maneira estrita, antes, durante e após a cirurgia é também uma parte importante para o sucesso, tudo porque este depende da disciplina que se tem ao cumprir as indicações.
Antes da cirurgia, são realizados os exames necessários de acordo com o procedimento (sangue, Rx, cardiológicos) que serão avaliados pelo anestesiologista durante uma visita pré-operatória. A avaliação deste especialista é crucial para que as condições sejam as melhores para o paciente antes de se submeter ao evento cirúrgico. Após a cirurgia, serão agendadas visitas ao especialista para controlar os resultados. Estas podem incluir a realização de curativos, vigilância e remoção de drenos e retirada de suturas.
Tenho a sorte de fazer parte de uma equipa médica e paramédica de excelência no Luanda Medical Center, onde todos estamos à disposição para comunicar com todos, em áreas tão complexas como a Cirurgia Endoscópica Nasal e a Cirurgia do Ouvido Médio em crianças. Juntos delineamos e pensamos cada caso, cada criança que nos chega com dúvidas e receios é tratada com muito cuidado, empatia e optimismo, pois juntos fazemos acontecer o melhor e trabalhamos em prol do bem-estar da criança e, consequentemente, dos pais.
Perante todo este cenário, a minha mensagem central para os pais que estão a passar por procedimentos cirúrgicos é: acreditem e confiem nos especialistas experientes, cirurgiões pediátricos, urologistas ou otorrinolaringologistas.”
Leia o artigo na íntegra na edição de Junho da E&M.