1
2
  • EURUSD

    ---/--- 
  • GBPUSD

    ---/--- 
  • USDCAD

    ---/--- 
  • USDCHF

    ---/--- 
  • USDJPY

    ---/--- 
  • #C-BRENT

    ---/--- 
  • #C-COFFEE

    ---/--- 
  • XAGUSD

    ---/--- 
  • XAUUSD

    ---/--- 
  • &BRENT/EUR

    ---/--- 
IFC Markets Live Quotes
Powered by
PATROCINADO

‘Makarenko’ e UCAN com ‘portas abertas’ para estágios académicos e profissionais na TAAG

Victória Maviluka
6/3/2025
1
2
Foto:
DR

Na primeira edição do programa de estágios, denominado ‘Take off with TAAG’, serão disponibilizadas 60 vagas, numa iniciativa a ser implementada durante o 1.º semestre de 2025.

O Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL), vulgarmente conhecido por ‘Makarenko’, e a Universidade Católica de Angola (UCAN) são os mais recentes parceiros da TAAG no quadro do programa de  estágios curricular e profissional lançado pela companhia aérea estatal em Janeiro último.

Os acordos que ligam, agora, o IPIL e a UCAN à TAAG foram celebrados nesta quinta-feira, 6 de Março, em Luanda, abrindo as portas aos alunos e licenciados de mérito das referidas instituições para uma experiência na maior empresa de aviação civil do País.

Nestas parcerias, refere uma nota da TAAG enviada à E&M, foram enquadradas vagas para estágios nas áreas de Suporte e Gestão, Operações, Mercado e Apoio ao Cliente, que agregam diversos departamentos da companhia, proporcionando aos estudantes ou recém-licenciados “uma oportunidade de aceleração de carreira e aquisição de know-how”, tanto em áreas técnicas, como administrativas. 

“Com estas parcerias, a TAAG soma o quinto protocolo assinado junto de instituições de ensino em Angola, reforçando o seu compromisso com o pilar corporativo ‘Pessoas e Comunidade’, alinhado com a sua acção de responsabilidade social, em favor do desenvolvimento de competências e criação de oportunidades profissionais para as futuras gerações”, lê-se no documento. 

A assinatura do protocolo entre a TAAG e o Instituto Politécnico Industrial de Luanda foi facilitada pelo Presidente da Comissão Executiva da transportadora aérea, Nelson de Oliveira, e pelo sub-director do IPIL, Edson Viegas; enquanto o acordo com a Universidade Católica de Angola foi ratificado pelo PCE da TAAG e pela Reitora da UCAN, Maria da Assunção.

Assim, o IPIL e a UCAN juntam-se a um grupo de parceiros da TAAG vinculados ao programa, do qual fazem parte a Universidade Agostinho Neto (UAN), o Instituto Superior de Administração e Finanças (ISAF) e o Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC).

Lançado no final de Janeiro deste ano, o programa de estágios académico e profissionais da TAAG, explicou, na ocasião, a companhia em comunicado, terá uma duração de seis a 12 meses para o estágio profissional, que inclui candidatos que tenham concluído “com sucesso” o curso de licenciatura num período não superior a um ano.

Paralelamente, e no caso do estágio académico, o programa terá a duração de três a seis meses, que inclui estudantes que estejam a frequentar o último ano de licenciatura e formados saídos de centros de ensino técnico-profissional.

Nesta primeira edição do programa de estágios, denominado ‘Take off with TAAG’, serão disponibilizadas cerca de 60 vagas, sendo que a iniciativa será implementada durante o primeiro semestre de 2025, em alinhamento com as entidades de ensino parceiras.

Na fase de estreia do programa, a empresa angolana de aviação civil irá disponibilizar vagas de estágio nas áreas de Suporte & Gestão, Operações & Mercado e Apoio ao Cliente, possibilitando os beneficiários adquirir competências em domínios como eficiência operacional, negociação com fornecedores, planeamento e finanças e capital humano.

A TAAG observou que a iniciativa constitui um dos seus pilares estratégicos, voltado para a aposta no desenvolvimento de talentos locais, contribuindo, de forma particular, para “moldar a próxima geração de especialistas e líderes” no sector da aviação civil em Angola.

“O objectivo é proporcionar aos estudantes e recém-licenciados uma experiência profissional diferenciadora para o seu currículo e carreira, reforçar a componente prática e know-how, complementando a oferta curricular ministrada durante a sua formação académica, bem como expor os estagiários a um ambiente com elevada interacção e networking junto de especialistas e profissionais seniores do sector da aviação civil”, assinalou a TAAG no comunicado.