Uma importante reserva de petróleo no poço Mopane-3X na Bacia de Orange, na Namíbia, pela petrolífera portuguesa Galp e os seus parceiros namibianos da Custos Energy e da Namcor.
Em relação ao potencial da reserva, a Custos escreve em nota que a descoberta — que foi feita durante a segunda campanha de exploração e avaliação em andamento na PEL 83 — solidifica o status da região como uma das áreas de exploração de hidrocarbonetos mais promissoras do mundo.
“Essas descobertas adicionais numa secção inteiramente nova de Mopane demonstram ainda mais a escala e a qualidade do complexo. Uma clareza emergente sobre o potencial multifásico de Mopane é sustentada por este activo de classe mundial”, realça Knowledge Katti, CEO da Custos.
“Parabenizamos os nossos parceiros da joint venture por outra excursão segura e bem-sucedida. Estamos posicionados de forma única no coração desta região de hidrocarbonetos”, acrescenta Katti, citado pelo Namibian Sun.
Sobre os créditos da reserva, o jornal noticia que as descobertas preliminares confirmam colunas substanciais de óleo leve e condensado de gás em reservatórios de arenito de alta qualidade, e as medições do registo do reservatório indicam porosidades excelentes, altas pressões e fortes permeabilidades.
Com 80% de participação, a Galp domina as acções do consórcio de exploração de petróleo em curso na região de Mopane, do qual fazem parte, também, a estatal namibiana Namcor (10%) e a Custos Energy (10%).