A Presidência da República da Namíbia, através de um comunicado assinado por Netumbo Nandi-Ndaitwah, desmentiu, nesta quarta-feira, 16, as informações que davam conta de alegada deportação de centenas de cidadãos norte-americanos.
“Essas postagens apresentam citações e imagens fabricadas com informações falsas e desinformação, com o objectivo de manchar a imagem da Presidente da República, do Governo namibiano e criar potencial constrangimento diplomático”, observa o comunicado.
As informações sobre suposto plano de deportação de 500 cidadãos norte-americanos foram massivamente partilhadas nas redes sociais e por alguns media locais nos últimos dias, levando a esta reacção do novo Governo que lidera o país.
No documento, citado pelo The Namibian, a Chefe de Estado, Netumbo Nandi-Ndaitwah, explica a inexistência de algum plano, ordem ou declaração de deportação em massa de americanos da Namíbia, sublinhando que todos os delitos relacionados com a imigração são tratados de acordo com as leis do país.
“A Namíbia está comprometida em manter relações diplomáticas e bilaterais sólidas com os Estados Unidos, e todas as questões de imigração são tratadas por meio de canais legais e diplomáticos estabelecidos. A Namíbia continua a respeitar as normas internacionais, incluindo as políticas de vistos e imigração, com base no respeito mútuo e na reciprocidade”, refere a nota.
A Presidência da República pede ao público, aos meios de comunicação social e aos criadores de conteúdo digital que usem informações verificadas nos canais oficiais do Governo antes de compartilhar ou denunciar qualquer situação.