3
1
PATROCINADO

Negócios entre Angola e Reino Unido atingem 11,6 mil milhões USD

Sebastião Garricha
17/10/2024
1
2
Foto:
DR

As relações económicas entre os dois países estavam avaliadas em 3 mil milhões de libras (pelo menos 3,8 mil milhões de dólares) por ano.

O volume de negócios entre Angola e o Reino Unido fixou-se em 9 mil milhões de libras (pelo menos 11,6 mil milhões de dólares) nos últimos anos, informou nesta quarta-feira, 16 de Outubro, em Luanda, o embaixador britânico no País, Roger Stringer.

Citado pelo Jornal de Angola, o diplomata britânico avançou o dado, em declarações à imprensa, no final da audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial.

“Durante os três anos aqui em Angola, trabalhei muito com a minha equipa para tornar as relações entre os nossos dois países ainda muito mais fortes. Estou muito feliz pelos resultados obtidos”, destaca Roger Stringer, revelando o interesse do Reino Unido pelo Corredor do Lobito.

Angola e o Reino Unido mantêm relações diplomáticas desde 1975. No capítulo económico, as relações entre os dois países incidem, essencialmente, sobre a Mineração, Gás, Petróleo e Finanças.

Quanto ao sector petrolífero, o Reino Unido tem a British Petroleum (BP), que é um dos maiores investidores estrangeiros em Angola, com mais de 30 mil milhões de dólares investidos até finais de 2018, segundo notícia publicada pelo Jornal de Angola (JA).

Operadora dos blocos 18 e 31, a BP obteve, em 2019, uma produção líquida total de 115 mil barris de petróleo/dia. Em Março de 2009, como escreve o JA, o governo britânico reabriu a sua linha de crédito para exportações com Angola, num valor de 70 milhões de dólares, para investimentos inteiramente privados.

No quadro da diversificação da economia de Angola, o Reino Unido apresenta-se como potencial parceiro nos sectores da Agricultura, Energia, Infra-estruturas, Saúde e Serviços Financeiros.