3
1
PATROCINADO

Nigéria: Preço da gasolina sobe pela 2.ª vez num mês. Governo não recua na controversa reforma

Victória Maviluka
10/10/2024
1
2
Foto:
DR

Presidente Bola Ahmed Tinubu apelou aos nigerianos para “uma vez mais terem paciência”, prometendo retornos positivos resultantes das reformas económicas em curso.

O Governo da Nigéria decidiu voltar a aumentar o preço da gasolina. Nesta quarta-feira, 09, o valor do litro saiu de 855 (cerca de 0,52 dólar) para 998 nairas (0,61 USD).

Trata-se do segundo aumento num intervalo de apenas um mês. No início de Setembro, lê-se na imprensa local, a petrolífera estatal NNPC já tinha aumentado os preços em 45%, passando o litro de gasolina de cerca de 610 nairas para 855. 

Desde que assumiu o poder, em Maio de 2023, o Presidente nigeriano, Bola Ahmed Tinubu, pôs fim ao subsídio aos combustíveis que custava ao Governo milhares de milhões de dólares por ano - o litro de gasolina custava menos de 200 nairas.

Entretanto, as reformas económicas empreendidas pela nova administração, destinadas a atrair investimentos de longo prazo, mergulharam o país numa grave crise económica, com a inflação a ultrapassar os 30%, o seu nível mais elevado em três décadas.

No dia 1 de Outubro, feriado nacional na Nigéria, organizações políticas e da sociedade civil convocaram manifestações, que acabaram, no entanto, por ter pouca participação.

No mesmo dia, Bola Ahmed Tinubu apelou aos nigerianos para “uma vez mais terem paciência”, prometendo retornos positivos resultantes das reformas económicas em curso.