Em entrevista, Tomás Fonseca, responsável pela organização do THE PADEL CUP UNITEL BFA, pela Adigeste, aborda como o THE PADEL CUP UNITEL BFA está pensado e estruturado para promover tanto o espírito de equipa como o networking nos espaços e momentos adequados para o efeito.
Como avalia o impacto do Padel na cultura empresarial em Angola?
O Padel tem um impacto muito natural, ao promover o bem-estar e a interacção social entre profissionais. Muito importante para o desenvolvimento de relações duradouras num ambiente não forçado.
De que forma o Padel facilita a criação de novas oportunidades de negócios para os participantes?
Através de eventos e torneios que juntam empresários e executivos, o Padel facilita o diálogo e a troca de ideias, muitas vezes levando a oportunidades de negócio.
Pode explicar como é que estrutura informal do Padel promove relações empresariais mais fortes entre os jogadores?
A estrutura informal e o ambiente descontraído do Padel permitem que os jogadores se conheçam de uma forma mais pessoal e directa, fortalecendo as relações empresariais daí para a frente.
Existem exemplos específicos de parcerias ou negócios que surgiram directamente de encontros em quadras de Padel?
Estou certo que haverá muitos exemplos. Dentro da comunidade do padel vemos muitas relações de amizade que surgiram dentro deste desporto e muitas destas relações expandiram-se para o ambiente empresarial de uma forma natural e com laços já fortalecidos.
Como é que as empresas podem efectivamente incorporar o Padel nas suas estratégias de desenvolvimento de equipas e networking?
Falando daquilo que temos autoridade para falar, o THE PADEL CUP UNITEL BFA está pensado e estruturado para promover tanto o espírito de equipa como o networking nos espaços e momentos adequados para o efeito. Assim todas as empresas participantes colhem deste contexto.
Quais são as vantagens do Padel comparado a outras actividades de networking?
O Padel é mais acessível e tem uma curva de aprendizagem muito curta para iniciantes. Rapidamente qualquer pessoa se começa a divertir na primeira experiência. Este é o grande segredo do sucesso da modalidade. Ao ter uma porta tão grande para qualquer pessoa se integrar com elevado grau de satisfação.
Existe algum caso em que o Padel tenha contribuído para a transformação ou inovação dentro de uma empresa?
Do relacionamento interno dentro da empresa, até à criação de soluções estratégicas de negócios que foram pensadas ao longo dos torneios ou porque conversaram com outros pares, já vi de tudo um pouco graças ao THE PADEL CUP UNITEL BFA.
Como é que o crescimento do Padel se reflecte ou estimula o crescimento?
O crescimento do Padel reflecte um aumento no envolvimento comunitário e empresarial, potencialmente estimulando o desenvolvimento de negócios, a criação de parcerias, a activação de acções de patrocinadores, e claro a concretização de negócios, já para não falar em toda a economia desportiva em torno deste campeonato por exemplo, de investimento em infra-estrutura desportiva até à contratação de serviços de apoio.
Que habilidades interpessoais são desenvolvidas mais eficazmente através do Padel e como é que essas habilidades beneficiam o desempenho profissional?
Habilidades como comunicação, trabalho em equipa e resolução de conflitos são desenvolvidas no Padel, beneficiando o desempenho profissional ao melhorar a colaboração e a gestão de relacionamentos.
Podemos considerar o Padel uma ferramenta de igualdade no mundo empresarial, proporcionando oportunidades uniformes para networking independente de cargos?
Sim, o Padel pode nivelar o campo de jogo, principalmente fora dele, permitindo que profissionais de diferentes géneros, idades, ou níveis hierárquicos, interajam num ambiente informal e equitativo.
Que estratégias recomendaria para alguém que quer iniciar no Padel com o objectivo específico de expandir a sua rede de contactos empresariais?
Participar em dinâmicas sociais (há muitas), frequentar clubes de Padel que ajudam ao desenvolvimento de uma rede empresarial e social, com bases solidas no desporto, camaradagem e confiança.