3
1
PATROCINADO

Preço da madeira disparou 28, 5% em Dezembro

José Zangui
19/1/2022
1
2
Foto:
DR

O Índice de Preços dos Materiais de Construção (IPMC) apresentou uma variação de 1,9% em Dezembro de 2021 em relação ao mês de Novembro de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estatistas (INE).

A taxa de variação homóloga do IPMC, Dezembro de 2021 em relação aDezembro de 2020, fixou-se em 19,9%. Nas variações homólogas, entre os gruposde Materiais de Construção, o de “Madeiras e Contraplacados” foi que registoumaior aumento nos preços com 28,5%, seguidos pelo “Vigas, Vigotas e Ripas” com26,7%, “Outros produtos sintéticos” com 26,4%, “Alumínios” com 26,0% e “Aço” e“Produtos Sintéticos” com 25,4% cada, entre os principais.

Osmercados e estabelecimentos de recolha foram os formais e informais onde sãocomercializados os materiais destinados à construção de Habitações, Edifíciosresidenciais e não residenciais, Estradas e outras obras deinfra-estruturas.  

Parao Instituto Nacional de Estatísticas, o preço dos materiais deconstrução é um importante indicador para o mercado da construção, pois éatravés da sua variação que se consegue identificar o grau de intensidade dasactividades do sector da construção. Medir a evolução dos preços dos materiaisde origem nacional e importado que participam na actividade da Construção e quesão comercializados no mercado nacional e, servir como elemento para aactualização dos orçamentos das obras da construção.