Conhecidos que estão os nomeados para a 11.ª edição dos prémios Africa Magic Viewers Choice Awards, que homenageia a excelência do cinema e da televisão feitos em África, a organização do evento, através do corpo de jurado seleccionado, está, agora, virada para a avaliação dos concorrentes, no sentido de, a 10 de Maio próximo, anunciar os grandes vencedores.
“Os nomeados reflectem a profundidade e a inovação que moldam a nossa indústria. Cada candidatura capta um aspecto único dos contadores de histórias em África, preparando o terreno para a próxima vaga de vozes criativas”, refere, citada numa nota a que a E&M teve acesso, Busola Tejumola, directora-executiva de conteúdos e canais da Multichoice para a África Ocidental.
Os prémios AMVCA, realça o comunicado, celebram a criatividade que está a redefinir a narração de histórias em todo o continente, estando em análise as melhores produções exibidas ou transmitidas entre 1 de Dezembro de 2023 e 31 de Dezembro de 2024, com as votações a acontecerem até ao dia 4 de Maio.
O documento explica que existem 27 categorias de prémios, com 18 categorias sem direito a voto e nove categorias com direito a voto do público, além de dois prémios de reconhecimento: Prémio de Carreira e Prémio de Pioneirismo.
As categorias sem direito a voto serão decididas pelo painel de juízes do AMVCA, liderado pelo juiz principal e cineasta de renome, Femi Odugbemi, informa a nota, que avança que, entre os nomeados, pontificam “talentos excepcionais” em categorias como ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Actor Principal’, ‘Melhor Actriz Principal’, ‘Melhor Actor Secundário’ e ‘Melhor Actriz Secundária’.