3
1
PATROCINADO

Presidente Neto e António Jacinto homenageados no 25 de Abril

Fernando Baxi
26/4/2024
1
2
Foto:
DR

Contributo literário de Agostinho Neto e António Jacinto valeu-lhes, recentemente, a distinção de ‘Poetas da Liberdade’, no Festival de Música e Poesia, em Lisboa, Portugal.

A homenagem dos dois escritores angolanos, que contou com testemunho de Luandino Vieira, decorre das festividades em alusão ao 50° aniversário da queda do regime fascista português (25 de Abril de 1974), conhecido como ‘Revolução dos Cravos’.

O evento também é alusivo ao centenário dos dois nacionalistas angolanos (Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola, e António Jacinto) que fortaleceram os alicerces revolucionários do 25 de Abril de 1974. 

Para comemoração dos 50 anos da queda do regime fascista, Portugal convidou os Presidentes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas o Presidente do Brasil (Lula da Silva) fez-se representar pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A recusa de Lula da Silva em participar na cerimónia do 25 de Abril, segundo informações veiculadas no Folha de São Paulo, deveu-se aos protestos dos membros da ultradireita portuguesa.