IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Professor Alves da Rocha distinguido com título Doutor Honoris Causa

Cláudio Gomes
13/12/2024
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

De acordo com a reitora da UCAN, Maria Assunção, o título de Doutor Honoris Causa foi atribuído por deliberação unânime do Senado Universitário daquela instituição.

A Universidade Católica de Angola (UCAN) concedeu, ontem, quinta-feira, 12 de Dezembro, em Luanda, o título de Doutor Honoris Causa ao professor e investigador Manuel José Alves da Rocha, de 77 anos de idade, em reconhecimento aos 50 anos de contribuição à investigação científica em Angola e no estrangeiro.

Ao discursar na abertura da cerimónia de homenagem, o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, classifica o também director do Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da UCAN como um homem cujo percurso académico-científico de Alves da Rocha é marcado pelos estudos económicos e sociais, bem como pela relevância nacional e internacional. 

“Estamos recordados do envolvimento do CEIC no resgate da Palanca Negra Gigante, e das suas idas para a Universidade de Oxford (como convidado), no Departamento de Estudos Africanos, bem como da sua participação no curso de formação de quadros angolanos na Universidade de Buckingham, no Reino Unido”, enumerou.

Segundo o arcebispo de Saurimo, os relatórios sociais, económicos e de energias elaborados pelo CEIC são uma referência e têm contribuído para a tomada de decisão na política, na academia e noutros circuitos. 

“Estes relatórios produzidos pelo CEIC, sob a direcção e a participação do professor Alves da Rocha, têm sido uma referência essencial para análise, compreensão e interpretação do panorama social e económico de Angola”, afirmou o alto responsável, realçando que os estudos e relatórios daquele centro de investigação orientam decisões e contribuem para o aprimoramento de políticas públicas.

De acordo com a reitora da UCAN, Maria Assunção, o título de Doutor Honoris Causa foi atribuído por deliberação unânime do Senado Universitário daquela instituição, na sessão do dia 9 de Novembro de 2022.

“Concedo o título de Drº. Honoris Causa em reconhecimento pelo excelente e extraordinário trabalho como investigador reconhecido nacional e internacionalmente que o distinguem no seio da comunidade universitária”, afirmou a anfitriã.

Por sua vez, Alves da Rocha agradeceu ‘vivamente’ o reconhecimento público, dedicando o título para todos os trabalhadores e colaboradores da referida instituição.

“Esta atribuição é também para os trabalhadores e colaboradores do CEIC, e muita gente que têm colaborado, porque têm sido por essas colaborações que os nossos estudos e relatórios merecem referências interna e externa”, salientou o também economista.

Manuel José Alves da Rocha é natural da província de Malanje, trabalha como docente e investigador há 50 anos, estando à frente do CEIC da UCAN, instituição pioneira em Angola no domínio da investigação em ciências humanas de pesquisa, criado em 2002. 

Colaborou no Banco Mundial (BM), Banco Europeu de Investimento (BEI), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e CNUCED. 

Foi, além disso, consultor técnico principal de diferentes organismos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) durante 10 anos e, entre 2001 e 2008, trabalhou com a Comissão Europeia em Angola.