As receitas do sector turístico da Tanzânia fixaram-se em 3,9 mil milhões USD no ano encerrado em Fevereiro de 2025, o que representa um crescimento de 13% e evidencia os esforços sustentados do país para revitalizar sua indústria do turismo após interrupções globais.
O aumento nos lucros é amplamente atribuído a um aumento constante nas chegadas internacionais, estratégias de marketing aprimoradas e investimentos significativos em infraestrutura, segundo dados publicados esta quinta-feira, 17 de Abril, pela Further Africa.
“As principais atracções, como o Monte Kilimanjaro, o Parque Nacional Serengeti, a Cratera de Ngorongoro e as praias imaculadas de Zanzibar continuam a cativar os viajantes globais, oferecendo experiências de vida selvagem de classe mundial e beleza natural”, lê-se.
O turismo é agora uma das principais fontes de divisas da Tanzânia, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB), o emprego e o desenvolvimento rural. Além da receita, o sector desempenha papel vital na conservação, apoiando a protecção de parques nacionais e hotspots de biodiversidade.
De acordo com a Further, o compromisso do governo com políticas pró-turismo, incluindo facilitação de vistos, melhorias na conectividade aérea e parcerias público-privadas, teve um impacto significativo no resulto do encerrado.
“O Conselho de Turismo da Tanzânia (TTB) também intensificou as campanhas promocionais em mercados-chave como Europa, Oriente Médio e Ásia, ajudando a aumentar a visibilidade da marca”, lê-se na notícia.
Além disso, o turismo doméstico mostrou um crescimento encorajador, auxiliado por campanhas de conscientização que incentivam os tanzanianos a explorar seu próprio país. Outro aspecto sublinhado está associado ao facto de o aumento do ecoturismo e das iniciativas de viagens comunitárias ajudar a diversificar a oferta turística e, ao mesmo tempo, promover práticas sustentáveis.
A Tanzânia pretende ultrapassar a marca de 5 mil milhões USD em receitas de turismo até 2027, com ambições de receber mais de 5 milhões de visitantes anuais.